quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cooperativismo de Crédito para Agricultura Familiar de São José do Vale do Rio Preto e Região.

Aldair T. Machado (Assaf), Alzimiro Thomé (Central Cresol Baser) Nelson Pereira (Avevale)
                  No período de 05 a 09 de Agosto de 2013, os vinte e seis produtores da Agricultura Familiar da Região Serrana tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema de cooperativas de crédito Central Cresol Baser no Paraná.  Na foto acima os produtores Nelson Pereira (Avevale) e Aldair T. Machado (Assaf) estão com o Presidente da Cresol Baser Senhor Alzimiro Thomé que  recebeu os representantes de 07 (sete) Municípios de nosso Estado: Teresópolis, Sapucaia, Cachoeira de Macacu, Trajano de Moraes, Sumidouro, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto. A visitação no Sul do País começou pela cidade de Londrina com passagem pela cidade de Francisco Beltrão sede da cooperativa que na ocasião foram feitas várias reuniões sobre o cooperativismo de crédito, visitações aos produtores do Município e um planejamento visando a implantação dos pontos de créditos para o cooperativismo e também a vinda dos cooperados do Paraná da Cresol Baser a nossa Região prevista para o inicio do mês de setembro. No próximo dia 21 de agosto será feita uma reunião na cidade de Nova Friburgo sob o comando do produtor rural e coordenador do evento Selmo Santos onde serão discutidos vários assuntos relacionados aos agricultores familiares da Região. 
            Os representantes escolhidos por São José do Vale do Rio Preto Nelson Pereira e Aldair T. Machado aproveitam a oportunidade para agradecer o apoio do Vereador Lucas Rabello enaltecendo sua visão Rural.                                                        
            Durante as palestras realizadas no auditório da Central Cresol Baser e no Campo junto dos produtores do Paraná, os produtores puderam aprender quatro questões fundamentais como descrição abaixo:

·         1º- MISSÃO: Promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional;

·         2º- VALORES: Excelência, Ética, Honestidade, Transparência e Responsabilidade Social;

·         3º- PRINCÍPIOS: Interação Social, Formação, Capacitação, Organização, Descentralização das Decisões, Democratização, Profissionalização do Crédito, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Local sustentável;

·         4º- VISÃO: Crescer junto com o quadro social para atender o maior número de famílias agricultoras, oferecendo acesso a crédito e a produtos financeiros na busca do desenvolvimento e da inclusão social.

O presidente da ASSAF-SJVRP destacou a importância de trazer a CRESSOL para região, “é agricultor trabalhando para agricultor nas linhas de credito principalmente para agricultura familiar que é  nossa fonte  principal de produção de alimentos que muitas das vezes é esquecida. Geramos alimentos, renda e empregos diretos e indiretos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário