quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ASSAF e EMBRAPA promovem formação para os agricultores

               No dia 16 de dezembro de 2017, realizou-se um encontro entre os agricultores familiares associados a ASSAF e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento – EMBRAPA Agroindústria de Alimentos de Guaratiba, que teve como objetivo uma das etapas de formação   dos    agricultores    que    serão 
responsáveis pela condução da Unidade de Processamento Mínimo que foi montada pela associação. 
            Neste encontro, os pesquisadores Antonio Gomes Soares e Marcos José de Oliveira Fonseca trouxeram informações sobre as Boas Práticas de Fabricação, que são regras básicas de condução do processamento para manter a qualidade do alimento que chegará na mesa do consumidor, e sobre técnicas específicas para algumas matérias-primas, como cenoura, couve, alface e chuchu. 
                A unidade de processamento foi equipada através de recursos disponibilizado pela Fundação Banco do Brasil. O evento foi uma promoção da ASSAF em conjunto com a Cooperativa Cedro, que presta a assessoria técnica ao empreendimento.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

ALUNOS VISITAM LAVOURAS DE PRODUTOS FORNECIDOS PARA MERENDA ESCOLAR

Nesta manhã dia 17 de maio de 2017 os alunos do 4º ano da Escola Amândio Evangelista do Carmo, acompanhado de sua professora Alessandra,  visitaram lavouras de couve, alface, cebolinha, salsa, maracujá e inhame que são fornecidos por agricultores familiares a merenda escolar do município, realizando varias perguntas sobre agricultura familiar e os produtos fornecidos.









terça-feira, 16 de maio de 2017

CONVÊNIO ENTRE A FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL E ASSAF-SJVRP

O evento de solenização do Convênio entre a Associação dos Agricultores familiares de São José do Vale do Rio Preto  e a Fundação Banco do Brasil, realizado em 01 de fevereiro de 2017 na Câmara Municipal de São José do Vale do Rio Preto  teve a presença de diversas autoridades: federal, estadual e municipal: 
 Federal, representada pela Dra. Danielle Christian Ribeiro Dantas, delegada federal da Delegacia de Documentos Agrários/RJ;
Estadual – representada pelo Dr. Antonio José Bastos Rosmaninho, supervisor do Escritório local da Emater/RJ;
 Municipal – Do Poder executivo representada pelo prefeito Gilberto Martins Esteves e o secretário municipal de Agricultura, Sr. Rogério Caputo. Do Poder legislativo o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Lima Bulhões , presentes também os vereadores Felipe Machado Cairo BaltazarCláudio Vieira Ramos, Renilda Pereira Gonçalves, Luis Carlos da Silva,  Josélia dos Santos e Fábio Meireles Guerra Júnior.
Representando a Fundação Banco do Brasil o Sr. Abelardo Rodrigues Júnior, gerente da agência do Banco em São José. 
O projeto  “Processando alimentos saudáveis” receberá investimento social de R$ 199,5 mil da Fundação Banco do Brasil e da Brasilcap. O recurso será usado na compra de equipamentos e maquinários - um cortador e processador, um higienizador de ozônio, uma centrífuga, uma seladora a gás, embaladoras a vácuo e geladeiras. Os  equipamentos vão facilitar o trabalho, contribuir na melhoria da qualidade da produção e, consequentemente, gerar mais trabalho e renda para os agricultores.

Abelardo Rodrigues Júnior(GERENTE DA AGENCIA BB SÃO JOSÉ) e ALDAIR (PRESIDENTE ASSAF-SJVRP)  

Abelardo Rodrigues Júnior(GERENTE DA AGENCIA BB SÃO JOSÉ)  

Gilberto Martins Esteves(PREFEITO MUNICIPAL)

Francisco Lima Bulhões(PRESIDENTE CÂMARA DE VEREADORES)
DANIELLE CHRISTIAN RIBEIRO BARROS (DELEGADA FEDERAL DFDA-RJ)

Rogério Caputo (SECRETARIO DE AGRICULTURA)

Antonio José Bastos Rosmaninho (SUPERVISOR DO ESCRITÓRIO LOCAL EMATER)