sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Nesta segunda-feira tem reunião na associação com convocação de todos os produtores rurais.

A associação se reúnira nesta segunda-feira, dia 26 de agosto de 2013, a partir das 19h, no salão paroquial da Igreja de São Pedro em Pouso Alegre, onde estarão abertas as portas para que qualquer produtor (proprietário, meeiro ou arrendatário), populares, autoridades, membros da imprensa  e produtores de outros municípios possam  conhecer o trabalho feito pelos atuais associados. A principal pauta da reunião é a PNAE (programa nacional de alimentação escolar) e PAA (programa de aquisição de alimentos).  Local da reunião: Salão da Igreja Católica de Pouso Alegre, bairro Pouso Alegre, São José do Vale do Rio Preto RJ.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cooperativismo de Crédito para Agricultura Familiar de São José do Vale do Rio Preto e Região.

Aldair T. Machado (Assaf), Alzimiro Thomé (Central Cresol Baser) Nelson Pereira (Avevale)
                  No período de 05 a 09 de Agosto de 2013, os vinte e seis produtores da Agricultura Familiar da Região Serrana tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema de cooperativas de crédito Central Cresol Baser no Paraná.  Na foto acima os produtores Nelson Pereira (Avevale) e Aldair T. Machado (Assaf) estão com o Presidente da Cresol Baser Senhor Alzimiro Thomé que  recebeu os representantes de 07 (sete) Municípios de nosso Estado: Teresópolis, Sapucaia, Cachoeira de Macacu, Trajano de Moraes, Sumidouro, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto. A visitação no Sul do País começou pela cidade de Londrina com passagem pela cidade de Francisco Beltrão sede da cooperativa que na ocasião foram feitas várias reuniões sobre o cooperativismo de crédito, visitações aos produtores do Município e um planejamento visando a implantação dos pontos de créditos para o cooperativismo e também a vinda dos cooperados do Paraná da Cresol Baser a nossa Região prevista para o inicio do mês de setembro. No próximo dia 21 de agosto será feita uma reunião na cidade de Nova Friburgo sob o comando do produtor rural e coordenador do evento Selmo Santos onde serão discutidos vários assuntos relacionados aos agricultores familiares da Região. 
            Os representantes escolhidos por São José do Vale do Rio Preto Nelson Pereira e Aldair T. Machado aproveitam a oportunidade para agradecer o apoio do Vereador Lucas Rabello enaltecendo sua visão Rural.                                                        
            Durante as palestras realizadas no auditório da Central Cresol Baser e no Campo junto dos produtores do Paraná, os produtores puderam aprender quatro questões fundamentais como descrição abaixo:

·         1º- MISSÃO: Promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional;

·         2º- VALORES: Excelência, Ética, Honestidade, Transparência e Responsabilidade Social;

·         3º- PRINCÍPIOS: Interação Social, Formação, Capacitação, Organização, Descentralização das Decisões, Democratização, Profissionalização do Crédito, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Local sustentável;

·         4º- VISÃO: Crescer junto com o quadro social para atender o maior número de famílias agricultoras, oferecendo acesso a crédito e a produtos financeiros na busca do desenvolvimento e da inclusão social.

O presidente da ASSAF-SJVRP destacou a importância de trazer a CRESSOL para região, “é agricultor trabalhando para agricultor nas linhas de credito principalmente para agricultura familiar que é  nossa fonte  principal de produção de alimentos que muitas das vezes é esquecida. Geramos alimentos, renda e empregos diretos e indiretos.”